Páginas

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Segurança do trabalho



As condições principais para um trabalho seguro ao efetuar operações de ajuste são a organização correta do local de trabalho, o emprego de ferramentas em bom estado, observação da disciplina de produção e regulamentos da segurança no trabalho.

Ao encontrar-se na área de produção cada operador deve conhecer e cumprir obrigatoriamente todos os regulamentos de segurança expostos em avisos, instruções especiais da técnica de segurança. As regras e os avisos devem ser colocados em locais bem visíveis.

Representam perigo todas as partes móveis das máquinas, assim como também as peças que trabalham e que tenham partes salientes, por isso que são necessários os "PROTETORES".

Ao transportar com empilhadeiras em vias ou carrinhos de mão, o movimento em passagens estreitas ou caminhos onde funcionam mecanismos de elevação de cargas, representam grande perigo a vida dos operadores.

Nos locais de trabalho sempre há inúmeras instalações elétricas: redes elétricas, interruptadores, transformadores, etc. Ao tocar as partes condutoras de correntes e objetos metálicos que estão com tensão, surge o perigo de acidentes.


Afim de prevenir do perigo nesses locais, colocam-se letreiros preventivos "PERIGO CORRENTE ELÉTRICA", ou colocam-se sinais convencionais de linhas quebradas, que indicam a existência de corrente elétrica.


As ferramentas elétricas devem conectar-se à rede por meio de cabos de borracha, tendo um núcleo especial que serve de terra e o outro para neutro.


Ao trabalhar com ferramentas pneumáticas é necessário sempre obedecer às seguintes regras:
  1. Deve comprovar-se a mangueira soprando com ar comprimido antes de montar na ferramenta.
  2. Não segurar a ferramenta pneumática pela mangueira ou pela parte de trabalho.
  3. Durante o trabalho não desconectar a mangueira.
  4. Conectar a entrada somente depois de colocar a ferramenta em posição de trabalho.
Continuando, exporemos alguns regulamentos breves na técnica de SEGURANÇA DO TRABALHO.
Antes de começar a trabalhar é necessário:
  1. Ao colocar a roupa de trabalho, examinar se está em ordem, verificando principalmente se as mangas estão rasgadas.
  2. Preparar o local de trabalho, limpando a área necessária para o trabalho, guardando todas as ferramentas desnecessárias. Iluminar suficientemente o local. Preparar e distribuir em ordem correspondente todas as ferramentas, dispositivos e materiais necessários ao trabalho.
  3. Comprovar o bom funcionamento e o estado em geral das ferramentas, verificando se estão bem afiadas e retificadas. A ferramenta deve estar fortemente fixa no suporte e não ter rachaduras.
  4. Comprovar a bancada do ajustador, o qual deve ser forte e estável e deve corresponder à estatura do operador. As morsas devem encontrar-se em bom estado e estar bem fixadas na bancada. A morsa deve girar na porca com bastante facilidade e as mandíbulas devem ter o estriado em bom estado.
  5. Ao comprovar as ferramentas prestar atenção nos martelos, que devem ter a sua superfície uniforme um pouco côncava, e estar bem fixas ao cabo. As talhadeiras e os bedames não devem ter na parte de trabalho arestas agudas.
  6. Comprovar o bom stado dos equipamentos com que devem trabalhar, para sua proteção.
  7. Antes de levantar peso, comprovar o bom estado dos dispositivos de elevação.
Durante o trabalho é preciso:

  1. Apertar fortemente na morsa a peça, e durante sua fixação ou remoção ter cuidado para que a peça não caia.
  2. A limpeza da limalha da bancada ou da peça que se trabalha deve efetuar-se somente com uma escova, e não com as mãos.
  3. Ao cortar o metal com a talhadeira, verificar de antemão qual a trajetória das partículas retiradas. Se as mesmas atingirem equipamentos como tornos, retificadoras etc., ou companheiros de trabalho, será necessário a instalação de uma rede protetora que apanhe todas as partículas.
  4. Não empregar no trabalho suportes temporários ou dispositivos em mau estado.
  5. Não permitir que a roupa se suje com querosene, gasolina ou óleo.
Ao terminar o trabalho é necessário:
  1. Limpar minuciosamente o local de trabalho.
  2. Colocar as ferramentas, dispositivos e os materiais em locais correspondentes.
  3. Para evitar incêndios, os panos, cabos empregados de óleo e graxa, devem ser colocados em caixas metálicas especiais. Cada ajustador ou ferramenteiro deve não somente conhecer bem, como também cumprir todos os regulamentos da técnica de segurança do trabalho e tomar todas as medidas de preaução em todos os trabalhos de ajuste.
  4. Saber as causas que podem ocasionar acidentes de trabalho. Os acidentes de trabalho, como golpes, feridas etc. chamam-se traumatismo industrial, e sucedem-se com mais freqüência geralmente pelas seguintes causas:
    1. Insulficiência
    2. Falta de experiência
    3. Inobservância dos regulamentos da técnicas de segurança e ordem interna.
É por isso que a organização correta do local de trabalho e o cum primeto dos regulamentos da técnica de segurança do trabalho são obrigatorios para cada operador.

O local de trabalho do ajustador ou do ferramenteiro pode ser organizado de diferentes formas, de acordo com o caráter da tarefa de produção. No entanto, a maioria dos locais de trabalho do ajustador deve ser equipada com com bancadas, nas quais são instaladas morsas de bancada, devendo dispor-se das ferramentas necessárias, dispositivos, materiais, desenhos e ordem de trabalho etc.

A distância entre diferentes locais de trabalho, assim cimi o espaço (1,5 a 1,6 metros) entre as bancadas, estabelecem-se de acordo com as exigências técnicas e tecnológicas de segurança do trabalho.

Os locais de trabalho devem ter boa iluminação e ventilação.

O assoalho e as imediações das bancadas devem ser lisos e estar em boas condições.

A bancada do ajustador é uma mesa especial em que são efetuados trabalhos de ajuste. A bancada deve ser firme, estável e ser suficientemente pesada para evitar a vibração e o deslocamento ai efetuar trabalho de ajuste, corte, desgaste, limado etc. As bancadas geralmente são fabricadas com os pés de ferro fundido, aço ou de tubos soldados.


As mesas das bancadas fabricam-se de madeiras, com espessuras que vão de 40 a 50 mm, empregando sempre madeira dura. A mesa da bancada, conforme os trabalhos que se efetuem, deve ser coberta com chapa de ferro, aluminio etc. Toda bancada é provida de gavetas, que servem para guardar as ferramentas, os pequenos dispositivos e desenhos. A bancada de ajustador pode ser de um lugar ou de vários lugares.


As bancadas de vários lugares tem uma série de defeitos essenciais, que consistem em que, quando um dos operadores está efetuando trabalhos de precisão como traçado, limado, rasqueteado, é o outro efetuando, ao mesmo tempo, o desbastado ou rebitado, a vibração da bancada resultante desse trabalho prejudica a exatidão do trabalho que o primeiro operador está efetuando. Por isso, as bancadas de um lugar são as mais indicadas e as que com maior freqüência são empregadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário