A régua de controle serve para o mecânico verificar se uma superfície é plana. Seu emprego mais freqüente se dá na verificação das operações de limar ou de raspar superfícies, planas.
A régua de controle e seus tipos
A régua de contrôle é um instrumento fabricado de aço ou ferro fundido. As réguas biseladas são temperadas. Todas são retificadas, para que se possa controlar com precisão, ou rigor, as faces trabalhadas.
A régua mais simples apresenta secção retangular, porém é de pouca precisão.
Conforme a aplicação e o tamanho da peça, utilizam-se réguas de controle de diferentes formas. As arestas são vivas e as faces rigorosamente planas. As retificação se faz cuidadosamente, em faces e arestas.
Há réguas de controle que, para verificações de grande rigor, apresentam faces estreitas e retificadas. São usadas, em geral, no acabamento final de barramentos de tornos, mesas de máquinas de precisão e ajustes rigorosos de peças deslizantes.
Algumas vezes, para evitar deformações das faces retificadas de controle e das arestas, as réguas apresentam construção especial. Serve para controlar a planeza de guias e superficies planas das peças deslizantes das máquinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário