Páginas

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Morsas de ajustador

Morsa Articulada


Morsa articulada

As morsas de ajustador são dispositivos de fixação que servem para manter o objeto preso na posição necessária durante o trabalho de ajuste mecânico. As morsas, segundo a sua construção, podem ser articuladas, paralelas e manuais. As morsas mais antigas são as que os ferreiros utilizavam nas confecções de ferraduras, revestimentos de rodas etc. O seu nome foi recebido pelo procedimento de fixação destas em uma base de madeira em forma de cauda. E sucessivamente estas morsas sofreram aperfeiçoamentos e foram adaptadas para fixar-se nas bancadas.

As morsas articuladas são fabricadas de aço forjado. Na parte de trabalho de suas mandíbulas fixam-se calços de aço para ferramentas temperadas, afim de assegurar sua alta tenacidade.

Nas superfícies desses calços há estrias que asseguram uma fixação mais forte das peças.

Estas morsas não servem para trabalhos de precisão, e são empregadas para os trabalhos pesados, como desbaste, rebitado, dobrado etc. As morsas articuladas mais comumente empregadas tem uma largura nas mandíbulas, de 100, 130, 150 e 180mm.

As morsas articuladas compõem-se de um braço articulado e outro fixo, ambas com mandíbulas. No extremo da mandíbula fixa, há uma base para fixar a morsa na mesa, e o seu prolongamento fixa-se em um taco de madeira, fixando-se com a braçadeira. Para apertar a peça as mandíbulas se ajustam girando o manípulo do parafuso de rosca quadrada e separam-se com a atuação da mola plana, que é unida à mandíbula fica com rebites, ao enroscar o parafuso na porca tubular.

As vantagens das morsas articuladas são a construção robusta, a sua simplicidade e a alta resistência ao choque.

Porém, estas não estão livres de defeitos, como, por exemplo, a pouca solidez de fixação dos parafusos na bancada, por isso não podemos efetuar os trabalhos de precisão ( como o limado, rasqueteado e etc.)

Um defeito das morsas articuladas é também que as superfícies de trabalho das mandíbulas não são paralelas em todas as posições, uma em relação à outra, por isso que, ao apertar peças estreitas, estas se fixam somente com as estrias superiores das mandíbulas e as peças largas fixam-se somente com as estrias inferiores, o que assegura uma fixação adequada.

Além disso, as mandíbulas dessas morsas, ao apertar peças, riscam e amassam. Também a roca exposta do parafuso facilita a entrada de sujeira e limalha, desgastando-a rapidamente. Atualmente as morsas articuladas são pouco usadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário