Páginas

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Expandindo o conhecimento: Metais de Adição.

Metais de adição.


São ligas ou metais puros que penetram entre as superfícies a serem unidas, sendo o elemento de junção das partes. 

Devem ser mantidos nas embalagens originais em local que proteja contra a umidade, poeira e avarias em geral, pois qualquer resíduo ou contaminação pode comprometer a qualidade final da junta brasada.
(Não é recomendado o armazenamento em estufa)

A maioria dos metais de adição não são ligas eutéticas, ou seja, não tem ponto de fusão definido como os metais puros, mas sim um intervalo de fusão compreendido entre as temperaturas de solidus e liquidus.

Temperatura de solidus é a mais alta temperatura na qual o metal de adição está totalmente sólido. Início: fase sólida Temperatura de liquidus é a mais baixa temperatura na qual o metal de adição está totalmente líquido.

Quando as folgas são regulares e adequadas para a brasagem, deve se utilizar metal de adição eutético ou com pequeno intervalo de fusão, para se obter um rápido e total preenchimento assim que a temperatura liquidus é alcançada. Essa alta velocidade de operação permite obter altos índices de produtividade e baixa probabilidade de defeitos na junta.

Quando as folgas são largas (acima de 0,15 mm) ou irregulares, ou seja, menos adequadas para a brasagem, deve-se utilizar metal de adição com intervalo de fusão maior, trabalhando no centro do mesmo, com a liga ainda “pastosa”, facilitando o controle da fluidez e consequentemente o preenchimento da folga. Nesse caso, o aquecimento é lento e a probabilidade de defeitos é maior.

Quando o metal de adição possuir um intervalo de fusão relativamente grande (acima de 80°C), deve-se tomar cuidado para que os constituintes não se separem pelo aquecimento devido a volatilização de elementos como o zinco e o cádmio. Este efeito é chamado de liquação, mas também é muito conhecido como solda queimada ou fervida, apresentando porosidades e baixas resistência mecânica e estanqueidade.

Fonte: brastak

Nenhum comentário:

Postar um comentário