Páginas

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O processo de brasagem


A brasagem é um processo de união de metais através do aquecimento abaixo da temperatura de fusão dos mesmos, adicionando-se uma liga de solda (metal de adição) no estado líquido, a qual penetra na folga entre as superfícies a serem unidas. Ao se resfriar a junta torna-se rígida e resistente.


A união ocorre através da combinação de três efeitos:

UMECTAÇÃO: é o poder que um líquido tem de molhar um sólido, podendo fluir sobre o mesmo, e deixando uma película. Para facilitar a compreensão, podemos entender como sendo o fenômeno que permite com que uma fina película de água fique aderida a superfície de um vidro após o escorrimento de uma gota de água. Na brasagem este efeito é identificado como a fluidez do metal de adição sobre as superfícies aquecidas.

CAPILARIDADE: é um conjunto de fenômenos físicos que promove pressão sobre líquidos, fazendo com que penetrem entre duas superfícies muito próximas. Na brasagem a capilaridade é obtida através da folga entre as peças a serem unidas, a qual o metal de adição deverá preencher. Esta folga deve ser até 0,05 mm para brasagem em fornos de atmosfera controlada ou a vácuo e de 0,05 mm até 0,20 mm para brasagem manual e em fornos com atmosfera comum.

DIFUSÃO MOLECULAR: é um processo espontâneo de transporte de moléculas do sistema cristalino de um material para o outro. Com o aquecimento, as moléculas do material base se distanciam, o metal de adição no estado líquido penetra entre essas moléculas. No resfriamento as moléculas se atraem, contraindo o metal de adição, gerando aderência entre o material base e o metal de adição.

Para que todos esses efeitos ocorram de forma satisfatória, algumas características fundamentais da preparação das juntas devem ser observadas: as partes a serem unidas devem estar completamente limpas, isentas de óleo, graxa, poeira, tinta, oxidação e detritos de qualquer natureza; as folgas devem estar compreendidas entre os valores especificados para o método de aquecimento empregado; o metal de adição e fluxo devem ser adequados às ligas de materiais base a serem unidas.


Assim temos no mercado disponível os seguintes metais de adição conhecidos por varetas de Inox, Aluminio, Latão, Cobreado, Prata, Phoscoper.

Nenhum comentário:

Postar um comentário