Chama-se local de trabalho a parte da área produtiva da seção, reservado para um operador determinado e equipada com máquinas, dispositivos, ferramentas e materiais necessários para o desempenho de uma tarefa de produção determinada
Para se assegurar um trabalho perfeito e com alto rendimento é necessário que se tenha uma boa organização do local de trabalho.
A organização do local de trabalho é um elemento principal do processo produtivo. A escolha correta e a disposição dos equipamentos, ferramentas e materiais criam melhores condições de trabalho.
Em suma, empregando-se métodos de trabalho mais adequados consegue-se alta produtividade, eliminando tempos mortos e improdutivos.
A organização do local de trabalho compreende as seguintes exigências:
- O local de trabalho deve estar limpo e n'ele devem encontrar-se somente as ferramentas necessárias para cumprir determinadas operações.
- As ferramentas, as peças brutas e os desenhos devem estar situados a uma distância do braço esticado, e, ao mesmo tempo, as ferramentas que o operador emprega mais facilmente devem estar colocadas em uma superfície limitada por arcos de pequenos raios e vice-versa.
- As ferramentas que são manuseadas com a mão direita colocam-se à direita, e aquelas que são manuseadas com a mão esquerda colocam-se à esquerda.
- Os dispositivos, materiais e peças terminados devem ser colocados em embalagem especiais e encaminhados para o destino.
- Os instrumentos de precisão e medição devem ser guardados em estojos de madeira.
- As ferramentas cortantes (limas, machos de roscar, brocas, escareadores, riscadores etc.) devem ser protegidas contra golpes, pancadas e sujeiras, não devendo espalhar-se e nem colocar-se umas sôbre as outras, devendo colocar-se em suportes de madeira especiais.
- Terminado o trabalho, todas as ferramentas e dispositivos empregados devem ser limpos das sujeiras e lubrificadas. A bancada deve ser limpa das limalhas com uma escova de pelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário