Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Lima - Tipos de Picado

O  picado dos dentes das limas efetuam-se pela forma seguinte:
  1. Nos tornos de picar, com a ajuda de uma ferramenta especial.
  2. Nas frezadoras, com as frezas.
  3. Nos tornos de picar.
Cada um dos procedimentos indicados dá um perfil de dente diferente. O picado na superfície da lima forma os dentes, as arestas cortantes, dos quais, ao trabalhar se desprende a limalha. Quanto menos picado tiver em 1cm linear da lima, maior será o dente. Segundo a forma do picado as limas podem ser de picado simples (em uma direção) e de picado duplo (cruzado).

As limas  com picado simples podem desprender limalhas largas igual ao comprimento do picado. Esses tipos são empregados para limar materiais macios de pouca resistência ao corte, como o latão, zinco, metal antifricção, chumbo, alumínio, bronze, cobre e etc.

O picado simples faz-se com uma inclinação de 70º a 80º (graus) em relação ao eixo da lima. As limas com picado cruzado empregam-se para o limado de metais duros, como o aço, ferro fundido, materiais de grande resistência ao corte.

Seria muito difícil limar esses metais com limas de picado simples (de dentes largos), por isso é que empregamos limas com picado cruzado, que desprendem limalhas não muito largas.






Quando se passa uma lima de baixo de pressão sobre a superfície de trabalho, os gumes ou dentes da lima levantam pequenas limalhas, que vão se alojar nos espaços para limalhas, entre os dentes. Continuando o seu avanço, a limalha é arrastada e, finalmente, expulsa para fora, na aresta traseira da peça trabalhada.


Nas limas de picado duplo, um dos picados se chama inferior ou básico, e o outro denomina-se superior. Segundo o tipo das limas, o picado inferior faz-se com uma inclinação de 55º, e o superior com uma inclinação de 70º a 80º, ambas em relação ao eixo da lima. O ângulo entre os picados é, portanto, igual a 70º + 55º = 125º. Este ângulo facilita o rendimento ao trabalhar metais duros e diminui o trabalho em metais macios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário