Páginas

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Tratamento das Limas

 - Os dentes das limas sofrem desgaste por efeito das aparas desprendidas, perdendo sua capacidade de corte; ou, em outras palavras, desgastam-se.
 
 - E mais, as aparas desprendidas, de menor tamanho (limalhas), indructam-se entre os , dentes da lima dificultando o trabalho e riscando a superficie trabalhada. As limas podem estragar-se prematuramente, não só pelo desgaste, mas também em consequência de um trato descuidado. Para evitar que a lima fique cega pelas aparas, ao limar metais moles e dúcteis, recomenda-se passar giz no seu picado.
 
 - Para prolongar sua vida útil, as limas devem ser guardadas e protegidas contra golpes, por mais insignificantes que êstes sejam. Ao guardar as limas, colocar em suportes de madeira, procurando não roça-las entre elas. O limado da primeira camada de uma peça fundida, ou cortada pelo maçarico, origina um rápido desgaste dos dentes. É por isso que as superfícies das peças oxidadas devem ser cinzeladas (cortadas com talhadeiras) e, só depois, se procede ao limado. Para evitar oxidação, as limas devem ser protegidas contra a humidade.
 - Evitar, também, graxa nas limas, porque substâncias lubrificantes diminuem suas propriedades cortantes. É pelo mesmo motivo que não se deve tolerar sujeira e nem pó, sobretudo se estes forem de características abrasivas. Para prolongar a vida de serviço de uma lima nova, deve esta ser empregada, em princípio, para o limado de materiais "moles" (bronze, cobre, latão), e somente depois trabalhar materiais mais duros, como o aço e materiais fundidos. Com o uso continuado, é normal em uma lima ocorrer deposição de limalhas e aparece entre os seus dentes, com isso prejudicando o rendimento do trabalho; isto é, diminui-se a profindidade de corte em cada passada da lima. Por esse motivo,as limas devem ser limpas com escova de aço periodicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário