Páginas

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Afiação da Talhadeira e Bedame

 - Ao cinzelar, a talhadeira deve estar bem afiada. A talhadeira com o fio cego não corta, mas arranca o metal, inutilizando a superfície que se trabalha e, ademais, exige para cinzelar um excessivo esforço.

 - A afiação da talhadeira e do bedame efetua-se com a pedra de esmeril normal ou nos tornos de afiar. Ao afiar, o suporte 1 deve estar corretamente instalada, a fim de evitar acidentes. A talhadeira ou bedame é pressionada suavemente, em toda a largura da pedra.
 - Ao afiar-se no esmeril a talhadeira ou o bedame é necessário evitar pressionar com força, porque haverá um aumento de temperatura, bem como evitar o revenido deste, por ocasionar a perda de dureza do fio. A afiação deve fazer-se com refrigeração, empregando água ou em uma pedra de esmeril úmida.
 - É necessário prestar bastante atenção para que a temperatura da talhadeira não supere 110º C. A temperatura desse limite conduz ao revenido, diminuindo a dureza e a resistência de trabalho. Durante o processo de afiação é necessário dar voltas a talhadeira para um e outro lado, porque isso assegura um afiamento mais preciso. A aresta cortante da talhadeira, depois de afiada, deve ter a mesma largura e a s mesma inclinação. A precisão do ângulo do fio das talhadeira comprova-se com gabaritos que não são mais do que umas placas com cortes angulares de 50º, 60º, 65º e 70º.

Nenhum comentário:

Postar um comentário