Páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Colocação dos cabos nas limas

Para que seja mais cômodo segurar a lima durante o trabalho, é colocado em sua espiga um cabo de madeira dura. A superfície do cabo deve ser lisa, polida, e o seu comprimento deve ser proporcional ao tamanho da lima. Portanto, uma lima grande deve ter cabo grande e vice-versa. O comprimento do cabo deve ser uma vez e meia maior do que o da espiga.

O diâmetro do furo do cabo não deve passar a largura da parte média da espiga e a profundidade deve corresponder com o comprimento da espiga. O furo no cabo é feito com brocas, e, para evitar que o cabo de madeira se abra, em seu extremo se encaixa um anel metálico.


Para encaixar a espiga, coloque esta no furo do cabo e golpeie a cabeça do cabo contra a bancada, segurando a lima com a mão direita, golpeando verticalmente. Pode-se também colocar a espiga da lima no furo do cabo e, segurando a lima com a mão esquerda, assentar vários golpes de martelo na cabeça do cabo. Para se tirar o cabo da lima, segurar esta com a mão esquerda, e com a direita assentar dois a três golpes suaves, com o martelo, no bordo do anel.


Se o cabo de madeira da lima afrouxar-se com frequência, pode-se sanar essa dificuldade da seguinte maneira: dobrar-se ligeiramente o extremo da espiga da lima e introduzi-la novamente no cabo.


Ao fazer essa operação, tenha-se muito cuidado para não exagerar na dobra, porque o aço para limas é muito quebradiço.


Não é aconselhável trabalhar com limas de cabos rachados ou enrolados com arame. Cabos assim ferem as palmas das mãos e podem separar-se, ao pressionar a lima com a mão esquerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário