Páginas

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Talhadeira de Bedame

 - Desde tempos antigos que se faz uso duma  ferramenta bastante simples, a talhadeira, para cortar varões de aço, cortar a face de chapas, e também, para arrancar aparas em pequenas quantidades. Ainda hoje representa a talhadeira ou bedame o seu papel em diversas formas de trabalhos de oficina.
 
 - A parte principal da talhadeira  ou do bedame é a parte ativa, que tem a forma de cunha. A maioria das pessoas conhece a ação de fendimento da cunha. A cunha é, na realidade, uma das mais antigas ferramentas conhecidas. Há milhares de anos, nos tempos primitivos, serviam-se os homens da idade da pedra, de um tipo de pedra bem dura, trabalhada em tosco, sob a forma de machados de punho como arma, ou como ferramenta, para cortar e trabalhar diversos materiais.
 
 - Quando o ajustador tem necessidade de desbastar, a mão grandes espessuras do material de uma peça, não deve usar a lima, pois o trabalho se torna penoso, canstivo e demorado. Também, por vezes, necessita o mecânico de cortar chapas de certa espessura, por processo manual, sem o uso do tesourão. Em ambos os casos de desbaste e corte, é recomendável, então, o emprego de ferramenta especial, capaz de cortar ou talhar o material, por meio de ferramentas usadas são a talhadeira e o bedame.
 
 - A talhadeira ou o bedame é uma ferramenta de aço forjado e temperado, constituída de uma simples barra, cujo comprimento varia  geralmente de 180 a 200 mm. A talhadeira ou o bedame compõe-se de três partes principais: fio, corpo e a cabeça. O fio da talhadeira tem a forma de uma cunha, que termina com um ângulo determinado, o que facilita o processo de cinzelar o metal e na formação de aparas. A largura da aresta cortante é geralmente de 20 a 25mm. O ângulo do fio da talhadeira pe escolhido de acordo com a dureza do metal que se trabalha. Quanto mais duro for o material, maior será o ângulo do fio e vice-versa. Geralmente, ao cortar peças fundidas, para o bronze duro o ângulo do fio será de 70º, para o aço de baixo teor de carbono será o fio de 60º, para o latão e cobre será de 45º e para o zinco e alumínio o ângulo deve ser de 35º.
 
- O corpo da talhadeira deve ter a forma mais cômoda possível, para empunhar durante a operação de corte. A talhadeira tem geralmente uma secção redonda, sextavada ou oitavada. As arestas do corpo devem ser bem lisas. A cabeça da talhadeira ou bedame faz-se sempre em cone e um pouco abaulada (esférica). Semelhante forma diminuia superficie que acenta o golpe, e dessa maneira assegura o centrado do golpe do martelo. A cabeça cônica remacha-se menos durante o trabalho, não formando rebarbas. Se bem que as talhadeiras sejam ferramentas realmente sólidas, de vez em quando devem-se-lhes dedicar alguns cuidados e, se necessário, reparar-se, para evitar trabalhos defeituosos ou mesmo acidentes. A rebarba da cabeça da talhadeira deve tirar-se a tempo, por esmerilhamento ou novo trabalho de forja, pois, do contrário, num dado momento podem desprender-se fragmentos ou estilhaços, com o conseguinte perigo de ocasionar acidentes, sobretudo feridas nos olhos.
 - O fio da talhadeira é temperado a um comprimento de 25 a 30 mm e a cabeça de 15 a 25mm. Para provar a talhadeira em sua tenacidade e resistência, é necessário cortar com esta um pedaço de aço, preso em uma morsa de bancada, que seja de 4mm de espessura por 50 mm de largura. Depois da prova, examinar a talhadeira externamente. No fio não devem aparecer rachaduras ou trincados, e nem este perder a capacidade de corte.
 - O grau de têmpera da talhadeira pode determinar-se com a lima: ao limar a ponta temperada, esta não deve soltar limalha e a lima deverá escorregar na ponta. Quando, depois de bem temperada, a talhadeira não se apresentar resistente, isso significa que foi fabricado, com aço de qualidade imprópria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário