Páginas

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Limado

 
 
- O cumprimento exato das operações de limado depende da adequada posição do corpo, pés e braços do operador, assim como, também, da uniformidade de frequência do percurso da lima. Geralmente, ao limar uma peça, fiza-se esta em uma morsa de bancada. Se tiver que fixar peças com superfície polida, empregam-se mordentes, de metal mole (alumínio, cobre, etc.), revestindo as mandíbulas para evitar que o estriado dos mordentes deixe marcas nas peças.
 
 - A diminuição do cansaço resulta por conseguinte, em aumento do rendimento de trabalho, dependendo de hábitos adequados.
 
 - A posição dos braços ao segurar a lima é de uma importancia excepcional. O ajustador deve segurar a lima com a mão direita, de maneira que o extremo redondo do cabo apóie na palma da mão. O dedo polegar da mão direita coloca-se acima do cabo, e os dedos restantes rodeiam por baixo. A palma da mão esquerda coloca-se na ponta da lima e esta se põe sobre a peça a trabalhar. O extremo do cabo deve apoiar-se na palma da mão, sem grande esforço, porém com firmeza.
 
 - A posição do corpo do operador tem uma grande importância, a fim de diminuir o cansaço e elevar o rendimento de trabalho. O operado deve situar-se meio de lado em relação ao eixo da morsa, e a uma distância aproximada de 200 a 300 mm da bancada.
 
 - A altura da morsa estará correta para o operador quando seu braço e antebraço, da mão que segura o cabo da lima, formarem, na posição de trabalho, um angulo de 90º. Quando se limam camadas delgadas que não requeiram grande esforço, o corpo deve manter-se rígido, girando em 45º em relação ao eixo da respectiva morsa. Quanto a posição dos pés, convém lembrar que o esquerdo deve situar-se perto da bancada e o direito um pouco para trás e aberto aproximadamente uns 200mm.
Geralmente, o ângulo entre as linhas médias dos pés é de 60º a 75º. Os músculos dos pés descansarão alternadamente, já que em um dos percursos de trabalho o peso recai sobre o pé esquerdo e, no percurso oposto, essa carga passará para o pé direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário