Páginas

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Martelos de Ajustador

 - Os martelos são as ferramentas de percussão mais difundidas e servem para dar golpes no cinzelado, aplainado, curvado, dobrado, e em outras inúmeras operações. A construção dos martelos pode ser de diferentes tipos, como, por exemplo, o martelo de bola, o martelo com cabeça quadrada etc.
 - O martelo de cabeça quadrada tem o inconveniente de, nos golpes inclinados, seus ângulos deixarem marcas profundas na superfície do metal que se trabalha. Porém, pela sua simplicidade de fabricação, esses martelos tem maior difusão.
 - Os martelos são fabricados de aço forjado, temperável. Na parte média do martelo há um furo de forma ovalada que serve para fixar o cabo. No extremo do martelo encontram-se a parte de trabalho, o percursor, e no outro extremo está a cabeça, que pode ser de diferentes tipos, como quadrada, redonda, de pena etc. As classificações e os nomes dados aos martelos, são atribuídos justamente pela forma da cabeça. As dimensões dos martelos determinam-se pelo seu peso em gramas.
 - O peso dos martelos pode ser diferente, segundo o tipo de trabalho a realizar. Existem martelos de 50, 100, 150, 200 e 300 gramas, para trabalhos leves; de 400 e 500 gramas, para trabalhos de ajuste, e 600 e 800 gramas, para trabalhos de manutenção.
 - Geralmente o peso do martelo é escolhido de acordo com a grandeza do trabalho e da força do operador. Calcula-se que, para cada milímetro de largura do fio da talhadeira, se necessitam pelos menos 40 gramas de peso do martelo, e para o bedame pelo menos 80 gramas para cada milímetro da largura do fio.
 - A colocação do cabo do cabo do martelo tem grande influência sobre os golpes. O cabo se faz de madeira especial dura e um pouco elástica. A madeira para confeccionar o cabo não deve ter nós e a sua superfície deve ser bem lisa, sem ondulações e nem saliências, que podem machucar a mão do trabalhador.
 - O cabo tem uma secção elíptica. O comprimento do cabo é escolhido de acordo com o braço do operador e peso do martelo. Como termo médio, este deve  ser de 250 a 325 mm, para os martelos pesados de 380 a 450 mm.
 - Na ponta em que é embutido o martelo, coloca-se uma cunha de madeira ou uma cunha metálica. A espessura dessa cunha é de 1 a 3 mm. Um martelo é bem equilibrado quando o cabo forma um ângulo reto (90 graus) com o eixo martelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário