Páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Lima Meia-cana

Com as limas meia-cana limam-se somente superfícies com grande raio de concavidade. A sua face chapa também pode ser usada para o desbastamento em geral.



As limas rômbicas, as limas tipo faca, bem como, as limas ovaladas (em forma de disco), pertencem a grupos especiais. Com esses tipos de limas, limam-se superfícies, ângulos e inclinadas.

Ainda pertencendo ao grupo especial, temos as limas pequenas, inteiriças, de aço inclusive o cabo, que são chamadas de limas-agulha.

Esses tipos de limas são empregados para trabalhos especiais, como, por exemplo, para o limado de furos de pequenos diâmetros, construções de ranhuras e acabamentos de campos vivos, e outras superfícies de pequenas dimensões, onde se requer alta precisão. As limas-agulhas tem picado em 1/2 ou 1/3 do seu comprimento total (a parte restante é o cabo), e, segundo a quantidade de dentes em 1cm linear da sua superfície, dividem-se em classes:
  1. Classe Bastarda
  2. Classe Mursa fina
  3. a  6. Classes finas
O comprimento total dessa lima varia entre 120 a 160mm, sendo o comprimento da parte picada de 40, 60 a 80mm.

Segundo a forma da secção, diferenciam-se nos seguintes tipos: redonda, meia-cana, plana de ponta, oval, faca, quadrada, triangular, plana, cerrada, triangular, unilateral, rômbica, etc.



Nenhum comentário:

Postar um comentário