Páginas

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Lima - Aplicação das Limas

As limas diferenciam-se entre si, são só meio tipo de picado, mas também pela forma da sua secção transversal, como chata, triangular, quadrada, meia-cana etc.

A necessidade de empregar limas de diferentes perfis deve-se a grande diversidade de formas das peças que são trabalhadas. Empregam-se diferentes perfis de limas, de acordo com a peça a trabalhar.

As limas planas são empregadas para trabalhar superfícies planas e externas, e também superfícies externas convexas.


sábado, 10 de setembro de 2011

Lima - Tipos de lima

Segundo a grandeza do dente, picado e número de dentes por 1cm de comprimento da lima são dados aos picados os números correspondentes.
  1. - Limas bastardas são as que em 1cm do seu comprimento tem de 5 à 13 dentes (picado grande). Limas bastardas e bastardinhas.
  2. - Limas mursas são as que em 1cm do seu comprimento tem de 13 à 25 dentes (picado médio).
  • nos 3,4,5 e 6) - Limas finas com um número de 25 à 80 dentes em cada cm do seu comprimento (picado fino).
Como já foi dito, as limas podem ter o picado simples ou cruzado.

O emprego das limas de uma ou outra classe depende:
  1. Do trabalho a executar.
  2. Da camada metálica a limar.
  3. Da precisão requerida.
As limas bastardas nº1 empregam-se no desbaste, quando se necessita limar uma camada grande (não menor do que 0,25mm). O excesso de metal, submetido ao limado com limas bastardas, deve ser de 0,5 a 1mm, segundo o tipo da superfície  em que são trabalhadas.

A lima com picado grande (Bastarda) tira de uma só passada uma camada de metal de 0,08 à 0,15 mm, e dá uma precisão de trabalho de 0,1 à 0,15.

As limas mursas nº2 empregam-se depois de haver limado a peça, com lima bastarda. Geralmente, ao limar com limas mursas, deixa-se um excesso de material que não exceda de 0,15 a 0,35mm.

A Lima mursa tira uma camada de metal de 0,02 a 0,08mm de espessura, alcançando uma precisão de trabalho bastante elevada, de 0,025 a 0,05mm. Depois de limado com a lima mursa, na superfície trabalhada ficam riscos tão pequenos que essa se apresenta como se estivesse polida.

As limas mursas (finas) de n.os 3,4,5 e 6 são empregadas somente para o acabamento de maior precisão, como ajuste das peças e polido. As superfícies trabalhadas com essas limas estão isentas de riscos profundos, percebidos somente pelo tato.

As limas com picado fino tiram uma camada de metal muito pequena, de 0,025 a 0,05mm de espessura, e dão uma precisão de trabalho de 0,01 à 0,005mm.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Lima - Tipos de Picado

O  picado dos dentes das limas efetuam-se pela forma seguinte:
  1. Nos tornos de picar, com a ajuda de uma ferramenta especial.
  2. Nas frezadoras, com as frezas.
  3. Nos tornos de picar.
Cada um dos procedimentos indicados dá um perfil de dente diferente. O picado na superfície da lima forma os dentes, as arestas cortantes, dos quais, ao trabalhar se desprende a limalha. Quanto menos picado tiver em 1cm linear da lima, maior será o dente. Segundo a forma do picado as limas podem ser de picado simples (em uma direção) e de picado duplo (cruzado).

As limas  com picado simples podem desprender limalhas largas igual ao comprimento do picado. Esses tipos são empregados para limar materiais macios de pouca resistência ao corte, como o latão, zinco, metal antifricção, chumbo, alumínio, bronze, cobre e etc.

O picado simples faz-se com uma inclinação de 70º a 80º (graus) em relação ao eixo da lima. As limas com picado cruzado empregam-se para o limado de metais duros, como o aço, ferro fundido, materiais de grande resistência ao corte.

Seria muito difícil limar esses metais com limas de picado simples (de dentes largos), por isso é que empregamos limas com picado cruzado, que desprendem limalhas não muito largas.






Quando se passa uma lima de baixo de pressão sobre a superfície de trabalho, os gumes ou dentes da lima levantam pequenas limalhas, que vão se alojar nos espaços para limalhas, entre os dentes. Continuando o seu avanço, a limalha é arrastada e, finalmente, expulsa para fora, na aresta traseira da peça trabalhada.


Nas limas de picado duplo, um dos picados se chama inferior ou básico, e o outro denomina-se superior. Segundo o tipo das limas, o picado inferior faz-se com uma inclinação de 55º, e o superior com uma inclinação de 70º a 80º, ambas em relação ao eixo da lima. O ângulo entre os picados é, portanto, igual a 70º + 55º = 125º. Este ângulo facilita o rendimento ao trabalhar metais duros e diminui o trabalho em metais macios.

Limando o Metal

Noções Gerais

Chama-se limado o desprendimento de uma camada de metal da superfície da peça que se trabalha com uma ferramenta cortante especial, chamada lima.

Atualmente, no lugar das limas, usa-se amplamente as maquinas operatrizes, porem estas não podem executar completamente a operação sem a ajuda da lima, pois esta efetua os trabalhos imprescindíveis durante a montagem. O ajustador ou o ferramenteiro deve dominar bem a operação do limado, pois um limado incorreto pode danificar todo o trabalho preliminar e, por conseguinte, exigir um trabalho suplementar muito custoso.

Com a ajuda das limas, o ajustador dá às peças a forma e dimensões necessárias, efetuando o ajuste e o acasalamento destas, preparando as arestas das peças para solda-las etc.

O limado divide-se em preliminar (desbastado) e definitivo (polido), operações que são efetuadas com diferentes limas.

Com a lima obtém-se uma precisão nas peças de 0.05mm, e em alguns casos até de 0,02mm.

Com o limado ajustam-se pequenos excessos, empregando-se segundo o tipo de operações, ema ou mais limas. O excesso que se deixa na peça é geralmente da ordem de 1mm até 0,025mm.

As limas diferenciam-se: pelo seu comprimento, forma da sua secção ( quadrada, redonda etc.), número do picado, classe do picado (procedimento com que é feito), e o material com que são feitas.

As dimensões das limas são normalizadas. As limas mais usadas tem um comprimento de 75 a 500mm.

As limas são escolhidas pela grandeza da superfície que se trabalha. Desta maneira, para trabalhar superfícies grandes empregam-se  limas grandes, e para superfícies pequenas limas pequenas.

O trabalho executado com as limas deve ser feito de maneira tal que se empregue toda a superfície funcional aquela que realmente arranca o material da peça trabalhada.

Geralmente, na prática, ao escolher as limas, toma-se em consideração o comprimento da lima, que deve ser de 150mm maior que o comprimento da superfície que se lima. Por exemplo: quando a superfície a limar tem 150mm, empregam-se limas de 200mm.