Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Limando o Metal

Noções Gerais

Chama-se limado o desprendimento de uma camada de metal da superfície da peça que se trabalha com uma ferramenta cortante especial, chamada lima.

Atualmente, no lugar das limas, usa-se amplamente as maquinas operatrizes, porem estas não podem executar completamente a operação sem a ajuda da lima, pois esta efetua os trabalhos imprescindíveis durante a montagem. O ajustador ou o ferramenteiro deve dominar bem a operação do limado, pois um limado incorreto pode danificar todo o trabalho preliminar e, por conseguinte, exigir um trabalho suplementar muito custoso.

Com a ajuda das limas, o ajustador dá às peças a forma e dimensões necessárias, efetuando o ajuste e o acasalamento destas, preparando as arestas das peças para solda-las etc.

O limado divide-se em preliminar (desbastado) e definitivo (polido), operações que são efetuadas com diferentes limas.

Com a lima obtém-se uma precisão nas peças de 0.05mm, e em alguns casos até de 0,02mm.

Com o limado ajustam-se pequenos excessos, empregando-se segundo o tipo de operações, ema ou mais limas. O excesso que se deixa na peça é geralmente da ordem de 1mm até 0,025mm.

As limas diferenciam-se: pelo seu comprimento, forma da sua secção ( quadrada, redonda etc.), número do picado, classe do picado (procedimento com que é feito), e o material com que são feitas.

As dimensões das limas são normalizadas. As limas mais usadas tem um comprimento de 75 a 500mm.

As limas são escolhidas pela grandeza da superfície que se trabalha. Desta maneira, para trabalhar superfícies grandes empregam-se  limas grandes, e para superfícies pequenas limas pequenas.

O trabalho executado com as limas deve ser feito de maneira tal que se empregue toda a superfície funcional aquela que realmente arranca o material da peça trabalhada.

Geralmente, na prática, ao escolher as limas, toma-se em consideração o comprimento da lima, que deve ser de 150mm maior que o comprimento da superfície que se lima. Por exemplo: quando a superfície a limar tem 150mm, empregam-se limas de 200mm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário