Páginas

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Máquina de Solda - Parte2

Considerações técnicas:

Antes de entrarmos nas características técnicas e aplicações práticas de cada produto, necessário se faz, tecer alguns comentários básicos sobre transformadores, retificadores e conjuntos MIG/MAG.


Transformadores


Obs: O valor da tensão elétrica ou voltagem, como é popularmente conhecida, determina a quantidade de espiras de um transformador, assim como, o valor da corrente elétrica ou amperagem, determina a espessura de seus condutores.

Conceito:

São equipamentos monofásicos ou bifásicos de corrente alternada, amplamente itilizados no mercado de eletrodos revestidos.

Podem ser ligados em redes eletricas de 127V (popular 110V), 220V, 380V ou 440V, conforme especificação declarada em cada equipamento.

O transformador é constituido de um núcleo de laminas de silício onde é construído dois enrolamentos (bobinas) que são chamadas de circuitos primários e secundários. As primárias, são ligadas à rede elétrica, e as secundárias ligadas aos terminais de soldagem (porta eletrodo / garra negativa).

Portanto, quando ligarmos este transformador à rede elétrica, irá circular pelo enrolamento primário uma corrente elétrica. Esta passagem da corrente pelas bobinas primarias criará uma campo magnético, que provocará o surgimento de uma tensão nas bobinas secundárias.
A corrente elétrica que circulará pelas bobinas do transformador, dependerá diretamente da carga ligada nos terminais secundários do equipamento. Quanto maior for a corrente de soldagem maior terá que ser a capacidade (potência) do transformador.

Vantagens:
  • Equipamentos simples e compacto.
  • Baixo custo de manutenção.
  • Menor custo de aquisição em relação aos retificadores.
Desvantagens:
  • Em redes de alimentação elétrica com oscilações relevantes de tensão, haverá reflexos nos terminais de soldagem, ocasionando alterações na espessura do cordão de solda.
Eletrodos que soldam:
  • Transformadores comuns, soldam apenas eletrodos E6013.
  • Transformadores especiais (com tensão de arco livre acima de 70 volts) soldam tanto eletrodos E6013 como também eletrodos de media penetração E7018.
Eletrodos que não soldam:
  • Não soldam eletrodos E6010 (Alta Penetração), porque este tipo de eletrodo só solda com corrente continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário