Páginas

domingo, 26 de junho de 2011

Processo utilizado na traçagem

Na maioria das tarefas que executa, o mecânico precisa fazer antes um traçado sobre um ou mais faces da peça. Esse traçado orienta-o na execução de diversas fases do seu trabalho. O traçado tem por finalidade marcar linhas ou pontos de referência na peça, tais como: contorno da peça, rebaixos, posições de eixos e de furos etc.

Traças é transportar as medidas do desenho ou projeto de uma peça a ser fabricada para o material "bruto" a ser trabalhado.

Para que o operador não se atrapalhe durante o processamento da peça, é necessário que o traçado seja nítido (facilmente reconhecível).

Os instrumentos usados para o traçado são:

  • Régua ou escala de aço;
  • Compasso;
  • Esquadros;
  • Transferidores de ângulos (suta);
  • Graminho ou riscador;
Ao iniciar-se o traçado de uma peça deve-se, por motivo de facilidade, tomar uma reta ou uma superfície de referência, a partir da qual se traçam em seguida todas as outras dimensões.

A reta de referência é usada sempre que a peça a ser traçada for simétrica, e, neste caso, a reta de referência coincide com a reta de simetria.

Quando se trabalha com chapas e cilindros, deve-se tomar uma aresta ou face de referência previamente trabalhada com precisão, a partir do que se segue todo o traçado.

Nas peças de fundição ou forjadas, antes da traçagem, prepara-se uma superfície rigorosamente plana (utilizando-se para isso fresa ou plaina), a qual é denominada "superfície de referência".

Nenhum comentário:

Postar um comentário