Páginas

segunda-feira, 14 de março de 2011

Micrômetro

O mecânico usa o micrômetro, quando a aproximação nas medidas das peças tem que ser muito precisa, mais do que permite o paquímetro.


Os micrômetros são instrumentos de medição com leitura direta, largamente empregados nas oficinas mecânicas em geral. Sua construção tem por base o princípio do parafuso, que avança ou recua por uma volta completa, uma distância igual ao passo das giletes. Assim sendo, as duas graduações de divisões (do tambor e da graduação longitudinal da bainha) do micrômetro dependem, portanto, do passo da rosca do parafuso interno.

Segundo a espécie do material a medir e segundo a natureza da medição, os micrômetros podem ser de diferentes feitios e dimensões. Existem diversos tipos de micrômetros, com, por exemplo: micrômetro tipo lâmina, tipo disco, com apoio em "V", micrômetro de arco profundo, micrômetro para virabrequim etc.

Todos os micrômetros tem a capacidade de medição, quer dizer a abertura máxima obtida nas pontas de contato.

Os micrômetros mais correntes tem a abertura de: 0 a 25 m/m, 25 a 50 m/m, 50 a 75 m/m, 75 a 100 m/m, e de 100 a 150 m/m; há, também, micrômetros com abertura maior, sendo estes de tipo especial.

Todo micrômetro deve:
  1. Ser de aço inoxidavel.
  2. Ter graduação uniforme.
  3. Apresentar traços bem finos, profundos e salientes em preto na graduação circular do tambor ou cilindro.
  4. A reta longitudinal da bainha deve ser bem fina e preta.
  5. Ter as faces das pontas de contato bem ajustadas, e, quando juntas, nelas não deve passar luz.
  6. Possuir tambor bem ajustado, sem jogo.
  7. Ter a medida bem calibrada, seja por meio do regulador de encosto, seja por outro sistema. Quando estiverem juntas as faces de contato, a borda do tambor deve estar sobre o traço (0) zero da graduação longitudinal, e o traço zero do tambor deve coincidir com a reta longitudinal.
  8. Possuir o dispositivo de fricção, ou de catraca, e estar ele em bom funcionamento, para permitir contato suave medição de uma peça.
Principio do funcionamento do micrômetro

O funcionamento do micrômetro é baseado no princípio do deslocamento de um parafuso, no sentido longitudinal, quando ele gira em uma porca.

A haste é presa ao tambor através de uma parte em rosca, de determinado passo, que gira em uma porca. Assim uma volta completa do tambor faz com que a face da haste se desloque longitudinalmente de um comprimento igual ao passo. Em conseqüência, conhecimento o passo, dividindo-se o tambor em um certo número de partes iguais pode-se medir qualquer deslocamento da face da haste, por muito pequeno que seja.

Corte do tambor

Explicação do funcionamento

Como mostra a figura, no prolongamento da haste, há um parafuso micro métrico preso ao tambor. Ele se move através de uma porca ligada à bainha. Quando se gira o tambor, sua graduação circular desloca-se em torno da bainha. Ao mesmo tempo, conforme o sentido do movimento, a face da haste se aproxima ou se afasta da face do encosto ou pontos de contato. As roscas do parafuso micrométrico e de sua porca são de grande precisão. No Micrômetro de 0,01 m/m, o passo do parafuso é de 0,5 m/m.

Na graduação longitudinal as divisões são de milímetros e meios milímetros. No tambor, a graduação circular tem 50 divisões.

Quando as faces de encosto das potas de contato estão juntas (fechadas), a bordas do tambor coincide com otraço zero da graduação da bainha. Ao mesmo tempo, a reta longitudinal gravada na bainha (entre as escalas de milímetros e meios de milímetros) coincide com o traço zero da graduação circular do tambor.

Como o passo do parafuso é de 0,5 m/m, uma volta completa do tambor levará sua borda ao 1º traço de meios milímetros. Duas voltas, levarão a borda do tambor ao traço de 1 milímetro. Então, para achar a precisão do micrômetro, façamos o seguinte:

     passo do parafuso        = 0,5
nº de divisões do tambor       50

Portanto, o micrômetro com 50 divisões no tambor, cada divisão nos dá uma precisão de 0,01 m/m.

Nenhum comentário:

Postar um comentário