Páginas

sábado, 13 de novembro de 2010

Super dica: Técnica operatória na Soldagem Oxi-acetilênica Parte1

Objetivos:

- Familiarizar-se com o arranjo e a operação do equipamento utilizado na soldagem (e corte) oxi-acetilênica.
- Familiarizar-se com as variáveis importantes do processo.
- Familiarizar-se com a técnica operatória.

Um Pouco de Teoria:

A soldagem oxi-acetilênica é um processo no qual a união das peças é obtida pela fusão localizada destas com uma chama gerada pela reação entre o oxigênio e o acetileno (figura1). 
O metal de adição, na forma de fio ou barra, quando for utilizado, é alimentado pelo soldador com uma mão, enquanto que, com a outra, ele manipula a tocha. A proteção do metal fundido é realizada pelos gases resultantes da queima primária em uma chama corretamente ajustada. Dependendo do metal a ser soldado, um fluxo pode ser utilizado para facilitar a escorificação das impurezas existentes na superfície da junta. A soldagem oxi-acetilênica utiliza um equipamento simples e de baixo custo e pode ser usada para a soldagem de diversos tipos de metais. O mesmo equipamento, com pequenas alterações no maçarico, pode ser utilizado para o corte, brasagem e tratamento térmico de pequenas peças. Contudo, devido à sua baixa intensidade de calor e, consequemente, baixa produtividade, a soldagem oxi-acetilênica foi largamente suplantada pelos processos de soldagem a arco, sendo atualmente mais usada em manutenção e na soldagem de chapas e tubos de parede fina.


O equipamento para a soldagem oxi-acetilênica compreende basicamente cilindros de oxigênio e acetileno, reguladores de pressão, mangueiras, maçarico, acendedor de chama, ferramentas e equipamentos diversos de segurança (óculos, luvas, válvulas contra retorno de  gases, etc.), figura 2. Em instalações com elevado consumo de gases, estes podem ser fornecidos por sistemas centrais de distribuição de gases.



No cilindro de oxigênio, este gás é armazenado sob alta pressão, a qual atinge até cerca de 200 kgf/cm2 (20 MPa ou 200 atm) em um cilindro cheio. O cilindro deve ser sempre utilizado com cuidado, não se violando nunca as regras de segurança para o seu manuseio e armazenamento (tabela 1).

Devido à sua instabilidade a pressões elevadas, o acetileno armazenado em cilindros dissolvido em acetona. Esta, para cada aumento de 1 atm de pressão, dissolve um volume de acetileno 25 vezes maior do que o seu. O cilindro é cheio até ima pressão de cerca de 17,5 kgf/cm2. Devido à sua construção, este tipo de cilindro apresenta as seguintes características:

  • Possui uma vazão máxima de retirada de gás acima da qual a sua pressão interna cai rapidamente dando a impressão de que o cilindro está vazio. Além disto, o acetileno retirado do cilindro tende a carregar, misturado consigo, uma certa quantidade de acetona. A vazão máxima de acetileno que se pode usar é aproximadamente um sétimo da capacidade do cilindro.
  • Nunca deve ser usado deitado. Nesta situação, a acetona sairá em grande quantidade  misturada com acetileno.
  • A pressão de saída de acetileno não deve exceder 1,5 kgf/cm2.

  1. Armazenamento
    1. Não deixar os cilindros diretamente sob o sol.
    2. Armazenar os cilindros em locais adequados e seguros.
  2. Transporte
    1. Nunca  suspender os cilindros fazendo ponto de apoio nas capas protetoras das válvulas.
    2. Somente transportar o cilindro com a capa protetora da válvula corretamente colocada.
    3. Não utilizar cilindros, cheios ou vazios, como roletes ou suportes.
    4. Evitar quedas ou choques entre cilindros.
    5. Evitar contato com eletricidade.
  3. Utilização
    1. Utilizar sempre cilindros testados e identificados pelo fornecedor.
    2. Evitar que respingos, escória ou a própria chama atinjam o cilindro.
    3. Evitar abrir a válvula do cilindro rapidamente.
    4. Fechar imediatamente os cilindros vazios ao fornecedor.
    5. Nunca utilizar o oxigênio em substituição ao ar comprimido.
    6. Jamais tentar reparar uma válvula danificada de um cilindro. Neste caso, colocar o cilindro em local isolado e notificar imediatamente o fornecedor.
    7. Evitar o contato de óleo ou graxa com qualquer parte do cilindro de oxigênio e seus acessórios. Esses materiais podem queimar violentamente na presença de oxigênio puro.
    8. Somente utilizar o oxigênio com o regulador de pressão adequado.
O acetileno pode também ser fornecido através de geradores que são dispositivos que formam este gás através de uma reação química. Atualmente, geradores de acetileno não são praticamente mais usados.

Os reguladores de pressão permitem ajustar a pressão de trabalho mantendo-a relativamente constante. Existem dois tipos básicos: os reguladores de um estágio e os de duplo estágio, sendo que os últimos mantêm a pressão de trabalho mais constante enquanto a pressão do cilindro cai com o seu uso.

As mangueiras transportam os gases das saídas dos reguladores até o maçarico. São construídas para suportar as pressões elevadas dos gases que transportam (que pode ser superior à pressão de um pneu de automóvel) e o ambiente, muitas vezes agressivo, de seu local de trabalho. Geralmente são de cores diferentes para evitar confusão quanto ao gás que devem transportar: vermelha (acetileno) e verde ou preta (oxigênio).